HISTÓRIA

A Escola foi criada pelo Governador Cláudio Lembo, por intermédio do Decreto n.º 51.437 de 28-12-2006, dando o nome Escola Técnica Estadual Dra. Maria Augusta Saraiva, situada à rua São Domingos, 185 - Bela Vista - São Paulo, como uma unidade do CEETEPS, visando à instalação do Curso Técnico de Serviços Judiciários.

A criação desta ETEC foi de uma parceria entre CEETPS e o Tribunal de Justiça de São Paulo. A razão da união deu-se para atender as necessidades de conhecimento e certificação que o Dr. Celso Luiz Limongi, então Presidente do Tribunal de Justiça pensava ser necessário e fundamental para seus colaboradores.

A ETEC foi alocada em um prédio da Secretaria da Educação, onde já funcionava uma escola de Ensino Fundamental, com o mesmo nome da ETEC. Atualmente com sua sede na Rua Guaianases, 1385, Campos Elíseos.

A partir de 2010, iniciou-se na Etec os seguintes cursos: Administração, Contabilidade, Ensino Médio, Comunicação Visual, Segurança do Trabalho, Técnico Jurídico hoje como Técnico em Serviços Jurídicos, Agenciamento de Viagem, Hospedagem.

Em 2012, iniciou uma turma de Técnico em Eventos, Técnico em Finanças e o Técnico Jurídico e os cursos de Agenciamento de Viagem e Hospedagem e Administração não são ministrados mais nesta ETEC.

Em 2013, iniciaram duas turmas de Ensino Técnico integradas ao Ensino Médio com os cursos de Administração e Serviços Jurídicos.

Em 2014 iniciaram as turmas de Ensino Médio Regular, sendo que após a conclusão de curso das turmas do técnico legislativo e de eventos, não abriram novas turmas.

Além da sede administrávamos três classes descentralizadas: Guarulhos - EE. João Crispiniano Soares com 09 turmas, três cursos (Administração,

Contabilidade e Jurídico); EE Godofredo Furtado em Pinheiros, com uma turma do curso Jurídico finalizada em 2012, a EMEF Sidonia Nasser em Arujá com seis turmas e dois cursos (Administração e Logística), fruto do Convênio com a Prefeitura, sendo que em 21/08/2013 iniciaram as atividades em novo prédio, sito a Rua Mamede Barbosa, 105 - Centro Residencial - Arujá.

Em 2015, a Escola desvinculou-se das Extensões e contava com os seguintes cursos: Ensino Técnico integrados ao Ensino Médio com os cursos de Administração e Serviços Jurídicos e Ensino Médio Regular, além dos cursos Técnico em Contabilidade, Comunicação Visual, Serviços Jurídicos e Segurança do Trabalho.

Em 2017, a Escola oferece os seguintes cursos: Ensino Médio Regular, Técnico em Contabilidade, Técnico em Comunicação Visual, Técnico em Serviços Jurídicos e Técnico em Segurança do Trabalho.

A Escola foi criada na gestão do Governador Cláudio Lembo, por intermédio do Decreto n.º 51.437 de 28-12-2006, com o nome de Escola Técnica Estadual Dra. Maria Augusta Saraiva, em homenagem à primeira Advogada do Brasil, Maria Augusta Saraiva.

Patrona

Maria Augusta Saraiva nasceu em 1879 em São José do Barreiro em São Paulo. Filha de Militar (pai era Major), bacharelou-se em Direito em 1902, se tornando a primeira Advogada do Brasil. Atraída pelo Magistério, abandonou a advocacia e fundou nesta capital o Colégio Paulistano com Ensino Secundário.

 

Alguns anos de ausência desta capital, ao retornar não lhe foi permitido exercer o magistério por falta de formação pedagógica, onde se matriculou na Escola Normal de Educação de Campos, onde se diplomou em 1918, ingressa no quadro do Magistério do Ensino Primário Oficial do Estado e permaneceu até 1947. Antes de aposentar-se foi nomeada Consultora Jurídica do Estado e faleceu em 28-09-1961.

SOBRE A ETEC

 

​A Escola foi criada na gestão do Governador Cláudio Lembo, por intermédio do Decreto n.º 51.437 de 28-12-2006, com o nome de Escola Técnica Estadual Dra. Maria Augusta Saraiva, em homenagem à primeira Advogada do Brasil, Maria Augusta Saraiva.

Saiba Mais...

FACEBOOK

CONTATO

     Rua Guaianases, 1385 - Campos Elíseos CEP: 01204-003 São Paulo - SP

 

      Tel.: (11) 3224-0744

      e154adm@etec.sp.gov.br

  

© Formatação e Edição por Jennifer Ortega